top of page

 Organizadores

Cristina Muru - Coordernador e Organizadora

DISTU Department

Cristina Muru é docente de Linguística na Universidade da Tuscia em Viterbo, Itália. Os seus principais interesses incluem descrição e documentação linguística, contacto linguístico, tipologia, (socio)linguística histórica e linguística missionária. O seu trabalho centra-se nos contactos linguísticos e culturais na Índia e na área do Mediterrâneo entre os séc.s XVI e XVII, pelo que levou a cabo uma vasta pesquisa em arquivos tanto na Índia como na Europa. Durante o seu doutoramento, ocupou-se do contacto entre portugueses e indianos, com especial ênfase nas descrições da língua tamil feitas por missionários jesuítas portugueses entre os sécs. XVI e XVII. Recentemente, tem-se ocupado do contacto na área do Mediterrâneo no período Moderno, no que diz respeito às variedades de italiano usadas entre mercadores e diplomatas da República Veneziana e do Império Otomano. Atualmente, desenvolve também um projeto para documentar e descrever a língua Paniya falada em Nilgiris  (Tamil Nadu). É autora de um estudo comparado de diferentes gramáticas missionárias (2010) e co-organizadora de um volume sobre o contacto na área do Mediterrâneo (2015).

DISTU - Via San Carlo, 32 - 01100 Viterbo (IT)

e-mail: cristina.muru@unitus.it 

Cristina Rosa - Organizadora

DISTU Department

Cristina Rosa é professora no Dipartimento di Studi Linguistico-Letterari, Storico-Filosofici e Giuridici (DISTU) da Università degli Studi della Tuscia, Viterbo. Tem investigado e publicado nos domínios da literatura e cultura portuguesa, brasileira e italiana.

Traduziu o diário de viagem de Vasco da Gama, directamente do manuscrito, transcreveu e editou uma relação de Guido Gualtieri sobre a vinda a Roma da embaixada portuguesa em 1582, o estudo da obra e Frei João de Sousa,Narração da arribada das Princezas africanas, publicada em 1793; uma relação inédita do mensageiro pontifício Giuseppe Miselli sobre o Portugal do século XVII; o estudo de um manuscrito, guardado na Biblioteca Nacional de Portugal, em que é narrada a viagem de Lisboa a Goa de D. António José de Noronha, um bispo luso-descendente.

É membro do júri de mestrado do IADE de Lisboa. É responsável e coordenadora da cátedra Camões “Pedro Hispano”, dentro da Università degli Studi della Tuscia, cuja linha de pesquisa se centra nos séculos das navegações e descobrimentos.

DISTU - Via San Carlo, 32 - 01100 Viterbo (IT)

e-mail: rosacristina@unitus.it

Marco Bucaioni - Organizador

DISTU Department

Marco Bucaioni nascido em 1981, licencia-se em 2006 na Università degli Studi di Perugia, com uma tese sobre Linguística Histórica do Português. Obtém o grau doutoral no mesmo ateneu, em 2013, em Literaturas Comparadas, com uma tese sobre Literaturas da África Lusófona. Ensina desde 2014 na Università della Tuscia, em Viterbo. Ativo no campo da tradução literária, tem traduzido para o italiano algumas obras de autores contemporâneos de países de língua portuguesa, entre os quais os africanos José Eduardo Agualusa e João Melo, o timorense Luís Cardoso e os brasileiros Rubem Fonseca, Ferreira Gullar e André Sant’Anna.

DISTU - Via Sam Carlo, 32 - 01100 Viterbo (IT)

e-mail: bucaioni@unitus.it

CLUL

Hugo Cardoso Hugo C. Cardoso investiga temas relacionados com o contacto linguístico, em particular aquele que envolve o português, e a formação de línguas crioulas de base portuguesa na Índia (Diu, Cananor e Cochim) e no Sri Lanka (Batticaloa e Trincomalee), tendo também feito pesquisa sobre o Saramaccan do Suriname e o português de Timor-Leste. É, desde 2013, Investigador Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, após ter passado também pela Universidade de Coimbra, Universidade de Macau e Universidade de Hong Kong.

Linguistic Centre of the University of Lisbon, Alameda da Universidade, 1600-214 Lisbon

e-mail: hcardoso@clul.ul.pt

Angelo Cattaneo - Coorganizador

CHAM

Angelo Cattaneo é doutorado em História pelo European University Institute de Florença. Atualmente, é Investigador FCT junto do CHAM-FCSH-UNL (Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (CHAM-FCSH-UNL). Desenvolve a sua pesquisa em torno da construção cultural do espaço do séc. XIII ao séc. XVII, estudando cosmografia, cartografia, literatura de viagens, e a espacialidade das línguas e das religiões. Desde junho de 2015, é Investigador Principal do projecto coletivo exploratório de pesquisa O espaço das línguas. A língua portuguesa no mundo do início da Idade Moderna (séculos XV a XVII). É autor de várias publicações, nomeadamente Fra Mauro’s Mappa mundi and Fifteenth-Century Venice (Brepols, 2011). A sua pesquisa tem sido apoiada por várias entidades, como a FCT, a C.N.R.S. Postdoctoral, a John Carter Brown Library, a Japan Foundation e a I Tatti-Harvard University Fellowships.


e-mail: ang.cattaneo@gmail.com
Personal webpage and complete cv: 

http://www.cham.fcsh.unl.pt/invdet.aspx?inv=AC_0027

 

João Luís Lisboa - Coorganizador

FCSH/CHAM

João Luís Lisboa é professor catedrático em História e Teoria das Ideias no Departamento de Filosofia da FCSH, UNL. Foi Visiting Professor na Universidade do Piemonte Oriental (Vercelli) e na Unicamp (Campinas, Brasil). Entre 2004 e 2014 dirigiu o Centro de História da Cultura (CHC) da UNL onde coordenou a linha de investigação "Livro e leitura". Actualmente faz parte do grupo "Leitura e formas da escrita", no CHAM, onde é sub-director. 
Tem-se dedicado essencialmente a problemas de cultura no Portugal moderno, em particular a relação entre formas e significados na comunicação no século XVIII.
Dedica-se também a questões de conhecimento e metodologia na história e teoria das ideias.
Ao longo da sua carreira no ensino, começada em 1982/83, foi professor dos ensinos básico, secundário e superior politécnico. É docente da FCSH desde 1989.
Foi director do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
email: jill@fcsh.unl.pt

Giuseppe Marcocci - Organizador

DISTU Department

Giuseppe Marcocci (1979) è doutor em História (2008) pela Scuola Normale Superiore. Atualmente, é Professor Associado de História Moderna na Universidade da Tuscia e Professor Contratado de World History na Universidade de Florença.

Foi professor visitante na Universidade de Lisboa (2009) e na EHESS de Paris (2013), bolseiro de intercâmbio europeu em Ciências Sociais no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2011), short-term fellow na John Carter Brown Library, Providence (2015) e Fernand Braudel senior fellow no Instituto Universitário Europeu (2016). É co-diretor da revista electrónica Cromohs e membro dos comités editoriais de Società e Storia e Storica. É também correspondente no estrangeiro da Revue de l'histoire des religions.

O seu âmbito principal de investigação é a história do mundo ibérico na época moderna, com atenção especial para os impérios, as missões e as trocas inter-culturais numa perspetiva global. Foi Investigador Principal do projeto FIRB "Beyond the Holy War" (2010-14), financiado pelo Ministério italiano, com base na Scuola Normale Superiore e dedicado ao estudo das relações entre cristãos e muçulmanos no mundo moderno, e é agora Investigador Principal do projeto PRIN "Translating Worlds" (2016-19), financiado pelo Ministério italiano, com base na Universidade da Tuscia e dedicado à exploração da cultura italiana numa perspetiva global.​

DISTU Department - Via San Carlo, 32 - 01100 Viterbo (IT)

e-mail: g.marcocci@unitus.it 

1 / 1

Please reload

in collaboration with
bottom of page